Olá pessoal, a quanto tempo.
Por diversos motivos estive sem atualizar o meu blog durante um bom tempo e resolvi neste final de ano voltar novamente a atualizá-lo com assuntos que me chama a atenção.
Então vou começar a falar das entradas de vídeo dos monitores e tvs que conheço. Hoje em dia a qualidade de vídeo na TV e no computador é muito importante porque é comum substituimos o cinema pela tela do computador ou da TV, onde podemos assistir filmes, desenhos, jogar games cada vez mais cheios de efeitos e outras programações que algum tempo atrás não seria possível.
Então vou tentar falar um pouco de VGA, DVI, HDMI e DisplayPort, vamos começar:
VGA
VGA, sigla para “Video Graphics Array”, é um padrão gráfico criado pela IBM no final dos anos 80. Talvez por causa da sua origem essa tecnologia foi amplamente difundida entre os computadores, sendo até hoje um dos formatos mais usados de conectar o PC ao monitor. Contundo ainda podemos encontrar com certa facilidade entradas compatíveis com o seu conector (que na verdade é chamado de D-SUB) em televisores.
No final de 2010, várias empresas de tecnologia, como Intel e Samsung, se uniram para encerrar o uso do VGA, anunciando planos de abandonar este formato e acelerar o uso do HDMI e DisplayPort como interfaces padrão para monitores de PC.
DVI
Esta interface de vídeo foi disponibilizada no mercado a partir de 1999, a sigla DVI vem do inglês “Digital Visual Interface”, ela foi projetada por um conglomerado de companhias denominado Digital Display Working Group (DDWG). Ela foi a primeira conexão totalmente digital a se popularizar, tendo como objetivo melhorar a qualidade na transmissão de imagens.
DVI é projetado para fornecer vídeo digital sem compressão e pode ser configurado para suportar vários modos, tais como DVI-D (apenas digital), DVI-A (analógico) ou DVI-I (digital e analógico). O sinal de vídeo digital DVI é essencialmente idêntico ao HDMI, a diferença entre os dois formatos é a falta de um sinal de áudio no DVI.
Não vamos encontrar DVI em televisores HD ou players Blu-ray porque seria necessários cabos de áudio adicionais, mas para monitores de PC, que muitas vezes não possuem alto-falantes, DVI ainda é uma boa opção. Também vamos encontrar conectores DVI em alguns projetores antigos.
HDMI
HDMI, “High-Definition Multimedia Interface”, foi lançado em 2003 e ganhou espaço no mercado muito rapidamente por conseguir transmitir dados de áudio e vídeo em alta resolução simultaneamente por um único cabo. Atualmente é a tecnologia do “momento” para transmitir games e filmes.
Hoje em dia, praticamente todas as TVs, notebook, laptop, Blu-ray players e monitores de computadores possuem uma conexão HDMI.
O padrão da maioria dos HDMI que a gente possuem é HDMI v1.4, mais já existe uma versão nova chamada HDMI 2.0. Neste padrão, HDMI 2.0, pode passar sinais de vídeo com uma resolução de pixel de 3820 x 2160 em até 60 quadros por segundo, juntamente com até 32 canais de áudio digital multicanal não comprimido, todos através dos mesmos cabos HDMI de alta velocidade existentes.
DisplayPort
DisplayPort é considerado o grande concorrente do HDMI, este padrão digital foi desenvolvido em 2006 pelo consórcio de empresas Vídeo Electronics Standards Association (VESA). No ano de 2008, a tecnologia recebeu uma atualização e passou a suportar a resolução máxima de 2560 x 1600 pixels para cabos de até 3 metros. Contudo, já existem projetos para ampliar tal compatibilidade à qualidade 4K (3840 x 2160 pixels).
DisplayPort ainda não é uma opção para uso HDTV no nível do consumidor (a menos que se possua a TV top de linha 4K da Panasonic, a única TV que suporta DisplayPort).
No entanto, DisplayPort é uma ótima opção para ligar o seu PC a um monitor. Uma das principal caracteristica do DisplayPort é a capacidade de conectar múltiplos monitores, o que torna este formato uma excelente escolha para os designers gráficos, programadores, e qualquer pessoa que precisar trabalhar com mais de um monitor ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário