Neste artigo vou falar um pouco sobre a nova tecnologia para TV que é chamada de OLED (Organic Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz Orgânico) e sua diferença para o LED (Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz)
A tecnologia OLED é considerada uma espécie de evolução da LED, é o que há de mais moderno quanto o assunto é tela de TV, porém é uma tecnologia muito caro e poucas marcas se arriscam a lançar as suas versões.
Como funciona a tecnologia OLED e a LED em uma TV
TV LED
Uma TV de LED é uma TV LCD retroiluminada por LED. Por isso existem dois tipos de televisão que recebem uma camada de cristal líquido (LDC) na frente e têm iluminação traseira: as chamadas de LCD e as conhecidas como LED. A diferença entre elas é o tipo de lâmpada usada.
TV OLED
Uma TV OLED usa material orgânico, na forma de carbono, para fornecer uma fonte de luz natural para iluminar o painel, dispensando a iluminação na parte de trás. Isto permite que ela gaste menos energia e é mais fina, pois os diodos usados são menores que os LEDs.
Vantagens e desvantagens da TV OLED e da TV LED
TV OLED - Vantagens: tem melhor contraste, brilho e ângulo de visão, exibe o “preto real” em vez de um tom acinzentado, permite criar telas flexíveis e, consequentemente, televisões em formato curvilíneo e mais resistentes, consome menos energia elétrica e consegue ter espessura ainda menor que uma televisão de LED;
- Desvantagem: principalmente tem vida útil menor que uma de LED, o material orgênico aguenta em média 14 mil horas ou mais ou menos um ano e meio ligado direto e também são caras por se tratar de uma tecnologia nova.
- Vantagens: a vida útil de uma LED chega a durar o dobro do tempo da OLED e custa muito menos que uma TV OLED;
- Desvantagem: consome mais energia elétrica que a de OLED.