quinta-feira, 4 de abril de 2024

Classificação das Estruturas de Dados

 

Tipos de Estruturas de Dados



Estruturas de dados homogêneas: seus elementos possuem o mesmo tipo de dado básico.

Estrutura de dados heterogênea: seus elementos possuem tipos de dados distintos.


Via de regra, um vetor e uma matriz possuem sempre o mesmo tipo de dados: um vetor de inteiro, um vetor de string, um vetor de booleanos, e assim por diante. Portanto, são homogêneos.


Já um registro é um agrupamento de várias variáveis, cada uma podendo ter um tipo de dados diferente. Portanto, é heterogêneo.


Outra classificação das estruturas de dados


Estruturas Lineares são aquelas em que cada elemento pode ter um único predecessor (exceto o primeiro elemento) e um único sucessor (exceto o último elemento).

Como exemplo, podemos citar Listas, Pilhas, Filas, Arranjos, entre outros.


Estruturas Não-Lineares são aquelas em que cada elemento pode ter mais de um predecessor e/ou mais de um sucessor.

Como exemplo, podemos citar Árvores, Grafos e Tabelas de Dispersão. 


Tipos Abstratos de Dados (TAD) pode-se defini-lo como um modelo matemático (v,o), em que v é um conjunto de valores e o é um conjunto de operações que podem ser realizadas sobre valores.

Os Tipos Abstratos de Dados são simplesmente um modelo para um certo tipo de estrutura de dados.

Como exemplo, temos a pilha, tem duas operações com comportamentos bem definidos e conhecidos: push (para inserir elementos na pilha) e pop (para retirar elementos da pilha).

Em geral, um TAD é especificado por meio de uma especificação algébrica que, em geral, contém três partes: Especificação Sintática, Semântica e de Restrições.

A Especificação Sintática define o nome do tipo, suas operações e o tipo dos argumentos das operações, definindo a assinatura do TAD. A Especificação Semântica descreve propriedades e efeitos das operações de forma independente de uma implementação específica. E a Especificação de Restrições estabelece as condições que devem ser satisfeitas antes e depois da aplicação das operações.


O que são Estruturas de Dados e Algoritmos?

 


Estruturas de dados e algoritmos andam juntos. Você pode ter um conjunto de dados organizados em uma determinada estrutura que você passa para um algoritmo para ser executado de uma determinada maneira.

O que é uma estrutura de dados?

Uma estrutura de dados é uma forma específica de organizar os dados para que possam ser salvos na memória e recuperados para uso posterior.

O que é um algoritmo?

Na programação, um algoritmo é um conjunto de etapas para resolver um problema conhecido. Os problemas resolvidos por um algoritmo podem ser a classificação de um conjunto de dados, a busca nos dados disponíveis ou até mesmo a criptografia de dados.

Pode-se afirmar que um programa é composto de algoritmos e estruturas de dados, que juntos fazem com que o programa funcione como deve.

Um software, a grosso modo, é a representação de um algoritmo. Computadores não entendem, por exemplo o português, então foi criado as linguagens de programação que fazem a ’tradução’ das tarefas que os humanos passam para o computador.

Por exemplo no código abaixo a ordem do programador é: ‘Computador escreva na tela: Hello, World!’ na linguagem de programação JavaScript:


Todo software ou site possui um código-fonte, que é um conjunto de palavras organizadas de acordo com regras específicas, formando um ou mais algoritmos. Essas palavras que formam o algoritmo são escritas utilizando uma linguagem de programação. Esse código-fonte é traduzido e posteriormente executado pelo usuário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...