Óculos 3D
Neste artigo continuo falando sobre a tecnologia 3D, vou falar um pouco sobre os óculos 3D, óculos tridimensionais, suas caracteristicas, etc.
Existem vários sistemas para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade. Veja como funcionam os mais conhecidos:

Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicações e também em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.
Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.
Alternativo: com este sistema se apresentam em seqüência e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.
Curiosidade
A tecnologia usada nos cinemas é diferente das usadas nas TV´s 3D. Na maioria dos cinemas usam -se óculos que são polarizados (parecidos com óculos de sol) de maneira diferente nas lentes esquerda e direita; um filtro especial ajustado ao projetor do filme permite que ele mude rapidamente entre imagens para o seu olho esquerdo e direito. A princípio é um sistema similar ao 3D anáglifo, com a exceção de que ele mantém as cores intactas, apesar da polarização escurecer um pouco a imagem.
De qualquer maneira, se você se esqueceu de devolver os óculos após assistir a “As Crônicas de Narnia" no cinema não poderá usá-los com uma TV 3D, já que ela utiliza uma tecnologia de exibição completamente diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário